Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



A segunda fase da Campanha Agulha Oficinal/2017 do MAPA, FUNAI e ADERR continua imunizando o gado contra a febre aftosa nos 1,7 milhão de hectares da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol que engloba os municípios de Pacaraima, Uiramutã e Normandia, todos localizados ao Norte e Nordeste do estado de Roraima. A reserva indígena também tem a fronteira seca com a Guyana e com a Venezuela que hoje é considerada uma área de alto risco e onde foram registrados casos de aftosa esse ano.
São seis equipes composta por 18 técnicos do MAPA, FUNAI e ADERR fazem o trabalho e esperam concluir os trabalhos de imunização até o dia 15 de novembro com a previsão de vacinação de 44.500 cabeças de gado nos três municípios onde está localizada a reserva em Roraima.
 Francisco Sales o coordenador do programa explica que as grandes dificuldades são acesso as comunidades onde muitas vezes exigem dos técnicos caminhas de até 3 horas carregando nas costas isopores com as vacinas; a travessia de rios no lombo de cavalo e principalmente a falta de estrutura em alguns locais, onde o gado é vacinado no chão sem as condições técnicas ideais.
Francisco Sales destaca que ao logo do programa algumas comunidades se conscientizaram da importância e construíram os currais, as mangas para que todo esse processo seja feito com mais rapidez a atendendo as normas exigidas para garantir um rebanho saudável.
Na comunidade indígena Niterói, localizada no município de Pacaraima onde vivem 66 famílias e com um rebanho de 180 cabeças, o dia da vacinação foi motivo de muita comemoração. O tuxaua Rodolfo Fernandes do Nascimento, que também e vice-prefeito do município de Pacaraima disse da importância de reunir toda a comunidade para celebrar o dia da vacinação. Ele explica que toda a comunidade participa e os alunos da escola Indígena da Comunidade participam ativamente do processo com intuito de conscientizar as crianças da importância de aprender como se maneja um rebanho e no futuro possam prosseguir com a atividade. O tuxaua Rodolfo fez questão de relatar sobre outras atividades ligadas a agricultura , “ nossa comunidade não vive só da pecuária. Esse ano nos colhemos 23 toneladas de melancia que foi toda comercializada, plantamos ainda abobora, feijão e macaxeira para fazer farinha. Com isso nós garantimos alguns recursos para distribuir em benefícios a nossa comunidade”, finalizou.
O diretor da escola Indígena Manoel Luís Alves de Lima e Silva, Oswaldo Merquior falou que esse dia para os alunos funciona como dia de campo o que eles aprendem aqui, relatam tudo em trabalhos escolares dentro sala de aluna onde cada um tem a oportunidade de se expressar com que aprendeu no dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário