Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


Uma equipe de profissionais da saúde de Roraima, formada por quatro servidores do HGR (Hospital Geral de Roraima) e um representante da Sesau (Secretaria de Saúde), está participando do II Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro, que está sendo realizado em Brasília.
No evento, as 15 unidades que já participam do projeto apresentaram as ações que são desenvolvidas nesses locais. Além disso, será apresentado ainda os 45 centros hospitalares que irão aderir ao Paciente Seguro durante o triênio 2018-2020.
A gerente do controle de infecção do HGR, Regiany Cardoso, ressaltou que, durante a reunião, o hospital foi considerado exemplo frente a proposta do projeto, em especial pelo trabalho relacionado a higiene das mãos e superação das problemáticas da unidade.
“É um encontro muito importante para que os hospitais mostrem suas ações, crescimento e superações, diante das dificuldades enfrentadas”, pontuou Regiany.
PACIENTE SEGURO – O projeto foi criado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), em parceria com o MS (Ministério da Saúde), por meio do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), e busca melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos, com base no PNSP (Programa Nacional de Segurança do Paciente).
Em Roraima, o plano funciona no HGR desde o final de 2016, por meio do trabalho realizado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, que fez a implantação e faz as ações relacionadas à iniciativa.
A gerente do núcleo, Ester Faria, explicou que a equipe trabalha para diminuir os riscos de danos desnecessários ao cuidado, realizando ações de redução de lesão por pressão e quedas, além de sensibilização relacionados à higiene das mãos, medicamentos, cirurgias seguras, entre outros fatores.
“Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas em nossa unidade durante esses mais de dois anos da iniciativa, estamos buscando sempre a melhoria dos nossos processos de trabalho”, explicou Ester.

Nenhum comentário:

Postar um comentário