Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


Nesta terça-feira, dia (16), a Federação das Indústrias do Estado de Roraima – FIER, completa 28 de atuação e contribuição para o desenvolvimento econômico do Estado. E ao longo de sua história, registra excelentes resultados, com reconhecimento estadual e nacional na condição de legítima interlocutora das indústrias junto ao poder público. São mais de 150 ações de defesa de interesses para criar e modificar leis, decretos e outros dispositivos, articular soluções para problemas tributários, fiscais, de infraestrutura e de acesso a benefícios, incentivos e financiamentos.
Sobre a atividade de comércio exterior, a FIER já atendeu e orientou mais de 100 empresas locais, promoveu encontros, participou de missões e emitiu cerca de 4 mil certificados de origem/livre venda. Coordena localmente o Plano Nacional da Cultura Exportadora e abrigou o projeto piloto para uma nova metodologia para promover a internacionalização das empresas. Mensalmente publica a Balança Comercial, estudos e pesquisas setoriais.
Para fortalecer o associativismo sindical, oferece cursos, intercâmbios, capacitações, orientações e assessoria, estando sempre entre os três primeiros lugares no ranking do Programa de Desenvolvimento Associativo da Confederação Nacional da Indústria. Promove o Prêmio do Mérito Sindical, auxilia no recolhimento das contribuições legais, processos eleitorais, revisões estatutárias e presta atendimentos de forma articulada com o SESI, SENAI e IEL.
Incentiva a inovação apoiando projetos de aceleração de startups, implantando modelos de gestão nas indústrias e atuando no Ecossistema Local e Inovação. Desenvolve o Programa de Apoio a Competitividade da Micro e Pequena Indústria em parceria com a CNI e SEBRAE, com mais de 90 empreendimentos atendidos.
Desde 2005 a FIER é pioneira na elaboração de Planejamentos Estratégicos para o desenvolvimento das indústrias e do Estado de Roraima, com destaque para os estudos abordando a Micrologística de Transportes do Estado e da Região Norte, em parceria com a SUDAN e Ação Pró-Amazônia.
É referência em grandes eventos, como a Feira da Indústria de Roraima – FEIND, realizada desde 2011 a cada 2 anos, com mais de 100 mil visitantes nas suas 4 edições; o Prêmio do Mérito Industrial, que valoriza empresários do setor, personalidades e instituições; Encontro com candidatos ao governo e a prefeitura da capital, apresentando demandas das empresas e acompanhando a implementação após as eleições; além de realizar e apoiar seminários, palestras e encontros voltados ao fortalecimento da atividade empresarial. “Celebramos com orgulho estes 28 anos de história. Todo o trabalho desenvolvido se fundamenta na crença de que o caminho para o desenvolvimento está no trabalho da iniciativa privada, com indústrias fortes, produzindo riquezas, gerando empregos e fazendo de Roraima um Estado próspero para todos”, resume o presidente da FIER, engenheiro Rivaldo Neves.
CRIAÇÃO - A Casa da Indústria foi fundada em 16 de abril de 1991, por um grupo de seis sindicatos patronais do setor industrial, que tinham o desejo de contribuir significativamente para o crescimento das indústrias locais e fazer de Roraima um Estado rico e desenvolvido. A sua diretoria é composta por representantes sindicais patronais que atuam na defesa e representatividade do setor, possui o Conselho de Representantes os quais deliberam sobre as proposições encaminhadas pela diretoria e gestão executiva.  E conta ainda com três Conselhos Temáticos que discutem assuntos como Meio Ambiente, Energia, Recursos Naturais e Infraestrutura; Responsabilidade Social e Relações Trabalhistas; Competitividade e Política Industrial e elaboram propostas, estudos e minutas de leis.
SINDICATOS - Atualmente a FIER conta com dez sindicatos filiados e quatro em processo de filiação, são eles: Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima – SINDUSCON; Sindicato da Indústria de Construção de Estradas, Pavimentação, Terraplenagens e Obras em Geral do estado de Roraima – SINDICON; Sindicato da Indústria de Desdobramento e Beneficiamento de Madeiras, Laminado e Compensados de Roraima – SINDIMADEIRAS; Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Roraima – SINDIGRAF; Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Roraima - SINDIREPA; Sindicato da Indústria de Confecções de Roupas, de Alfaiataria, de Capotarias, de Tapeçarias e Similares do Estado de Roraima – SINDICONF; Sindicato dos Artesãos Autônomos e das Empresas de Artesanato do estado de Roraima -  SINDEARTER; - Sindicato da Indústria Extrativista Mineral e Garimpo do Estado de Roraima – SINDIGAR; Sindicato das Indústrias de Beneficiamento de Grãos do Estado de Roraima – SINDIGRÃOS e Sindicato das Indústrias de Bebidas em Geral no Estado de Roraima – SINBRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário